12.10.06

Adios, Goodbye

Eu sempre gostei de Porto Alegre. A cidade é quente no verão, é verdade, mas é surpreendentemente tolerante e diversa. O Guaíba, além disso, dá um toque mágico na cidade e as construções antigas dão um tom charmoso junto aos parques.
Mas o que sempre achei fantástico aqui é como as coisas são acessíveis. É comum numa cidade do tamanho desta ter de utilizar 2, 3 ônibus para se locomover para qualquer lugar. Cidades como Curitiba adotaram modelos que são maravilhosamente lindos para quem não anda de ônibus, mas que obrigam o sujeito a pegar até quatro ônibus pra fazer qualquer merda. E isto é visto pelos tecnocratas como algo maravilhoso, bem estruturado, etc. Mas na prática, uma viagem que demoraria meia hora acaba saindo uma hora e meia pro sujeito. Até em São Paulo, e seu trânsito infernal e seu transporte público caótico, a coisa é mais eficiente.
O maravilhoso modelo esse que Curitiba adotou (e que aparentemente foi iniciado em Bogotá, na Colômbia) vai fazer parte de Porto Alegre daqui a três anos. A prefeitura resolveu que ninguém mais pode ir ao centro da cidade sem pegar dois ônibus. O argumento é lindo: revitalizar o centro tirando o transporte público de lá. Parece coisa de português. Bom, a imigração local deve explicar.
O pior é que eu, justo eu, que sempre defendi a cidade como um ótimo custo/benefício (facilidade de cidade pequena, variedade de metrópole) agora me vejo sem a menor perspectiva de permanecer aqui. Eu sei que posso andar de carro e tudo mais, mas acho que me apeguei - em grande parte - a cidade pela perspectiva de não precisar ter um carro pra fazer tudo o que de carro eu faria. Além do mais creio que eu seja um idealista que crê na possibilidade de uma sociedade bem estruturada com um transporte público que torne desnecessário o uso de automóveis, contribuindo para um melhor trânsito, menores custos sociais, menor poluição e tudo mais.
Quando acabar meu mestrado, vou ver pra onde irei. Acho Montevideo uma bela cidade, com um povo bem culto - apesar das mulheres serem geralmente feias e o país estar afundado num poço econômico. Taí uma possibilidade.

Link para o fantástico projeto de Bob.

Ah, EPTC e Fogaça, vão tomar no cu.

2 Comments:

At 12/10/06 11:42, Blogger Giulietta said...

pra Montevideo, é..?
:/

 
At 15/10/06 14:29, Anonymous Anônimo said...

louquitas, nao tem nada a ver c o tópico, mas achei o vídeo tri>

http://video.google.com/videoplay?docid=-1595666800942182158&hl=en

 

Postar um comentário

<< Home