18.10.06

A Grande Guerra Yokai


Lembro até hoje de um filme pra lá de psicodélico que retratava a páscoa. Filme infantil, gravado numa fita VHS pelos meus pais (hoje perdida) de uma exibição no SBT. Assistia aquilo como se fosse algo a ser desvendado, procurando algo que fizesse sentido e nada encontrava. Nada encontrar, aliás, parece ser o que de fato torna uma pessoa melhor. Já reparou como pessoas convictas dos seus futuros são chatas? Carreiristas, acomodados, sonhadores unidimensionais, todos esses são grandíssimos xaropes. Bom, mas voltando ao filme: ele me marcou a ponto da minha psicanálise comigo mesmo apontar sua demarcação na formação da minha personalidade. Talvez, quem sabe, se eu tivesse só assistido filmes infantis simples e com moralzinha pronta eu fosse um carreirista de plantão.

Buenas. Isso tudo foi pra dizer que hoje assisti um filme que pretendo mostrar pros meus filho(s) - se um dia eu tiver. A Grande Guerra Yokai não é exatamente um filme amoral e psicodélico, mas certamente deixaria lacunas no cérebro de uma criança (muito embora seja um filme pra crianças também). Certas partes do filme lembram algum Final Fantasy, outras parecem um filme qualquer japonês, mas o importante é que a película não tem só meia-dúzia de atores famosos com um enredo blábláblá. A estória vai se desenrolando bem, é cheia de elementos extras que podem ser explorados pela imaginação, joga com uma fotografia bem trabalhada (apesar de simples) e só irrita pelo excesso de bichisse do personagem principal - uma criança.

Valeu pela dica, joão. Mais três bons filmes e tu compensa a merda daquele filme francês que tu me fez ver... ;)

Marcadores: