21.2.06

na Bolívia...

O lago Titikaka (ou Titicaca ou ainda Titiqaqa, já que o nome indígena pode ser traduzido na grafia mais querida) é do caralho. O problema é que OBVIAMENTE tudo ao redor é turístico pasteurizado. Não acredite que irá encontrar indígenas de pura cultura ao redor. Quase todos sabem que turista é otário e que paga até pra tirar foto.

Do lado do Peru da pra ir nas tais ilhas flutuantes, feita dum negócio que parece bambu mas que da pra comer. No lado boliviano, ficamos em Copacabana, uma cidadezinha turística (mas que apesar disso, da pra conseguir preços agradáveis) onde pegamos um barco que levava a tal ilha do sol (da onde tirei essa foto acima). A ilha é linda mas precisa de tempo e, sério, acredite: PULMÃO. A altitude é uma merda pra esses guris de apartamento - como eu - que vivem no nível do mar.

O lago ainda oferece a tal da truta. Parece salmão (hmmm, salmãaao) mas é menos ácida e com alguns cartilagenzinhas chatas. O preço disso por alí é acessível e, mesmo pra mim que não sou fã de peixe, vale a pena.