21.2.06

Manifestações na Bolívia

Um jeito fácil de entender porque a Bolívia anda crescendo tanto são as manifestações. Felizmente o povo lá não ta aceitando tudo que vem de cima como acontece no Brasil. Primeiro veio a revolta pra nacionalizar o gás que mudou o presidente. O país inteiro ainda estar coberto por outdoors de um candidato a presidência, descendente de espanhol, chamado Alberto Tuto com o slogan: "com Tuto podemos" e uma estrelinha vermelha, visivelmente slogan aberto utilizado pela direita sem ideologia nem programa de governo. Pois o sujeito tomou um laço nas urnas, movimentado pelas manifestações em toda parte do país (com maior força na região de La Paz).

Quando estávamos indo para La Paz, passamos por uma cidadezinha de quase 40 mil habitantes, chamada Cica Cica. A cidade ,que fica na beira da estrada que liga toda região leste e sul do país a La Paz, estava com os ânimos aflorados exigindo a retirada do seu prefeito por corrupção. Trancaram a pista, fizeram estardalhaço e ficamos lá meia hora parados. Um habitante local me explicou que o cara roubou algo que, convertido a dólar, daria quase 130 mil.

Na foto acima, vê-se manifestantes discutindo com pessoas que querem trafegar na pista. Ninguém saiu ferido.

Dois dias depois passamos pela mesma cidadezinha, no sentido inverso. Um habitante local nos afirmou que o prefeito tinha perdido o cargo. As pessoas agora poderiam pensar na próxima manifestação :)