17.5.06

Super Mario vence o vilão Bill Gates e Kamikazes voltam a vida.

Eu naõ tenho dúvidas que a Nintendo esta pra lançar a maior revolução em vídeo-games da história. Só não gostei do nome. Wii.
O mais impressionante é que especulações dão conta que o Wii será lançado a 200 dólares, no máximo 225. Ao comparar isso aos U$360 do novo Xbox e aos U$550 do PlayStation 3, chegamos a conclusão óbvia: A Nintendo vai voltar a maestria das idas épocas do SNES, a Microsoft vai amargurar um pequeno fracasso e a Sony vai direto pro limbo.
Mas é bom considerar o que representa a venda do PS3 para a Sony: minimizar os custos relativo ao investimento no blue-ray drive e no cell. Pra mim a coisa tá clara: a Sony não quer ganhar o mercado de vídeo-games, o interesse deles é outro: fazer o processador Cell sair pro mercado de computadores e televisões HD a preços acessíveis e empurrar guela abaixo da gurizada o novo blue-ray.
De tudo isso prevejo: O cell vai dar certo; o blue-ray vai virar o Beta-max do século 21.

Esquema mental meu quanto aos vídeo-games:

PS3: prós: melhor hardware, tradição do PSone e PS2.
contras: pior preço; vai chegar tarde demais no mercado; custo de produção de jogos vai ser elevado devido a nova plataforma Cell e a distribuição em blue-ray; pirateação, costumeiramente amiga da venda de vídeo-games, vai ser desbaratinada pela dificuldade do blue-ray.

Xbox 360: prós: chegou antes no mercado. possivelmente vai ter mais jogos disponíveis.
contras: o vídeo-game trava. nenhuma grande inovação.

Wii: prós: tradição Nintendo; preço amigável; revolução no conceito de jogabilidade; console absurdamente pequeno; diversão garantida.
contra: hardware mais fraco. vai chegar atrasado em relação ao XBOX.